quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Nossa conduta na Internet




Tirei alguns dias para ler mensagens de irmãos que postam na internet, principalmente no YOUTUBE. Posso dizer que não foi uma boa idéia o que fiz, por isso resolvi deixar um recado para os irmãos. Lembrei-me das palavras que Paulo escreveu para os irmãos em corinto “nisto que vou dizer não vos louvo...”, porque foi muito decepcionante ouvir acusações e denuncias numa verdadeira carnificina. É triste ver que irmãos estão se digladiando em SITES ABERTOS onde a maioria são pessoas que festejam com nossa falta de compreensão no que se refere à sã doutrina. Quero lembrar aos meus amados irmãos alguns pontos importantes que deveríamos levar em consideração:


Primeiro ponto: Iremos julgar o mundo. Se cremos nisto, deveríamos nos portar como tal. Não é porque um irmão fala mal de ti, que isso te dá o direito de ir à internet para respondê-lo. Estamos nesta carne ainda, para aprendermos a levarmos prejuízos, a sermos esbofeteados e a oferecermos a outra face, a caminharmos outra milha quando somos obrigados à caminhar uma; a amar nosso inimigo, a orar pelos que nos perseguem; a dar aos que nos pedem e não virar o rosto aos que nos pedem emprestado. Será que estamos esquecendo o que Jesus nos ensinou? Se tens algo contra um irmão que dizes ter pecado contra ti, vai ter com ele. Se não te ouvir, chama dois ou três irmãos como testemunhas e torna a ir até ele; se mesmo assim não te ouvir, leve isto ao conhecimento DA IGREJA e não do mundo inteiro; se não ouvir novamente, considera-o como cobrador de impostos, um publicano, alguém que não recebeu Jesus como deveria ter recebido. Quando Ele fala isto, não é para odiarmos o irmão, e sim para orarmos por ele para que seja salvo, para que receba Jesus como nós recebemos, apenas é um sinal que não entrou a salvação nele. Mas se somos irmãos de fato, será que não devemos ouvir o que o Senhor Jesus nos ensina, que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento, e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal, e quem lhe chamar tolo, estará sujeito ao inferno de fogo? E também o que Paulo nos escreveu a respeito do irmão que come carne e do outro que come legumes, ele alerta o que come carne para que não escandalize o que come legumes. Lembre-se que a advertência foi para o que come carne e não para o que come legume. Se tu crê que já está no nível do que come carne porque então escandaliza o que come legumes? Irmãos, amemos-nos! Porque aquele que diz que ama a Deus e não ama seu irmão, até agora anda nas trevas. Não escandalizem o nome do Senhor Jesus. Somos um em Cristo.

Segundo ponto: Lembro aos meus irmãos que o Senhor Jesus nos ensinou a respeito dos dois senhores. Ele disse: “Ninguém pode servir a DOIS SENHORES; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a DEUS e às RIQUEZAS.” (Mt 6.24). Queria deixar registrada a grande tristeza que sinto a respeito deste ponto, gostaria muito que meus irmãos revisassem suas doutrinas a respeito disto. Não vou falar minha opinião sobre isto porque sei que seria vergonhoso deixar registrado em um blog onde outras pessoas que ainda não são cristãs possam ler, só peço aos irmãos que orem, pedindo esclarecimento a respeito deste assunto, sei que o Senhor dará entendimento a todos que se achegarem solicitando esclarecimento a respeito disto, somente deixo este versículo que fala por si mesmo, devido a sua clareza. Tenho também esperança em outra palavra, “as minhas ovelhas ouvem minhas palavras e me seguem” (Jo 10.27).

Terceiro ponto: Creio que Jesus deixou muito claro a respeito de pessoas que estão no nosso meio e que não são dos nossos, quando ensinou a respeito da parábola do JOIO e do TRIGO. Retirei de um blog uma definição muito boa em relação à diferença entre os dois, vejamos:

O JOIO NO MEIO DO TRIGO

Acho que 99% das pessoas que utilizam a expressão “separar o joio do trigo” nunca deve ter parado pra pensar no que realmente é esse tal de joio. Certamente deduz-se que é algo ruim, prejudicial. Mas o que é exatamente esse negócio?
O Lolium temulentum, comumente conhecido como joio ou cizânia, é uma planta pertencente à família Poaceae e ao gênero Lolium. De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta. Geralmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e é considerada uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como “falso trigo”.

JOIO NOVO


TRIGO NOVO

Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade de todo o produto obtido. Portanto, vem daí a famosa expressão já citada acima, um ditado popular. Esta planta, e a necessidade de separá-la do trigo, é referenciada até mesmo na Bíblia, mais especificamente no Evangelho segundo Mateus:
Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até a colheita e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro. (Retirado do Blog torinoblog.blogspot.com)


Creio que os irmãos gostaram da definição apresentada. Vamos nos atentar para a situação de como vamos lidar com eles. Não foi ensinado que devemos massacrar, expulsar, falar mal, lançar fora, mas que devemos DEIXAR QUE CRESÇAM JUNTOS até àquele dia, o dia da ceifa. Por que será que o Senhor disse isto? Creio que são muito úteis a igreja, servem como lixas, pessoas que são usadas para gerar Cristo em nós, para aprendermos a fixar a sã doutrina ensinada, é o processo de mortificação da semente para que saia a vida que está dentro dela. Lembre que Jesus poderia solicitar ao pai que enviasse algumas legiões de anjos e acabaria com todos que resistiram suas palavras, mas não foi o que aconteceu, Ele mesmo se entregou para ser esbofeteado e morto, a semente precisou ser morta para gerar tão grande vida a nós, e tu achas que vai ser diferente no nosso caso? “Aqueles que querem ser meus discípulos, neguem-se a si mesmo, tomem sua cruz e sigam-me”.

Para que serve o termo “negar a si mesmo”? Não seria o caso de renunciar nossos impulsos de vingança quando somos atacados? Aqueles sentimentos ruins que temos em relação aos nossos semelhantes? A cruz é para que tu pegues estes sentimentos ruins e os faça morrer, deixando que a vida de Cristo saia.
O Senhor enviou os seus apóstolos como ovelhas no meio de lobos, uma comparação muito boa esta. O que será que o lobo e a ovelha sentem quando se veem? O lobo abre o apetite, a ovelha espera somente o seu Pastor para cuidá-la, sua confiança é no Pastor e não na sua força. Portanto, deixai o joio que está no meio crescer, não procure arrancá-lo, o Senhor fará isto naquele grande dia.


Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:16)


Nenhum comentário:

Postar um comentário